quinta-feira, 25 de junho de 2009

Estados Unidos: Panorama Atual

OBAMA PRESIDENTE: Barack Hussein Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, toma posse num momento difícil. Sua histórica eleição é acompanhada de expectativa popular, ao mesmo tempo em que os EUA vivem grave crise econômica. Obama pretende unir os maiores partidos dos EUA, Democrata (do qual faz parte) e Republicano, para enfrentar os problemas do país.

MUDANÇAS: As primeiras medidas do novo presidente procuram marcar as diferenças em relação ao seu antecessor George W. Bush. Obama decidiu fechar a prisão de Guantánamo, onde estão presos acusados de ligação com o terrorismo e aboliu o uso da tortura nos interrogatórios.

PACOTE ECONÔMICO: Obama apresentou um pacote de centenas de bilhões de dólares para reativar a economia. Estão previstas obras públicas, com o objetivo de que sejam criados três milhões de empregos em dois anos.

CONFLITOS: O novo governo propõe o início da conversação com países hostis aos EUA, como Irã, Síria e Cuba. Sobre o conflito entre israelenses e palestinos mantém a posição dos Estados Unidos, afirmando que Israel tem o direito de se defender dos ataques do grupo palestino Hamas.

NEGROS NOS EUA: A discriminação contra os negros nos EUA é um problema histórico. A escravidão terminou em 1865, após a Guerra de Secessão, quando a Constituição incorporou direitos civis aos descendentes de escravos. Mas as legislações dos Estados sulistas restringiram e até anularam esses avanços. A segregação perdurou até meados dos anos 1960, quando surgiu o movimento dos direitos civis, liderados por Martin Luther King.

Nenhum comentário:

Postar um comentário